14/nov

Fundadores do “Acredito Nova Lima” entram em disputa judicial por Fake News – Eleições 2020

João Marcelo, Abner Henrique e Juliana Sales  são fundadores do movimento Acredito Nova Lima “que busca a renovação da política no Brasil, através de restauração de princípios, práticas e de pessoas”. O movimento chegou a   Nova Lima no inicio do ano passado com o propósito de “superar as desigualdades, barreiras e construir um projeto de país mais estável, justo e desenvolvido”. – Segundo João Marcelo em entrevista à época.

Um ano e meio depois a eleição em Nova Lima segue sob judice envolvendo Coligação Nova Lima de Todos e Todas, que é formada pela base do movimento. Até o momento, a justiça da decidiu sobre retirada de placas de candidatos, matérias de jornais com pesquisas, acusações de fake news e entre vários por menores do processo eleitoral.

Contudo, nesta reta final uma live realizada pela candidata a vereadora Juliana Sales (Cidadania) repercutiu mal nos bastidores do grupo político que tem como candidato a prefeito João Marcelo. Tudo porque em suas redes sociais o também candidato Abner Henrique foi acusado pela correligionária de ser devedor em um processo de 67 mil reais na justiça.

Entenda 

Durante semana circulou vídeo afirmando que Juliana Sales estaria recebendo dinheiro de empreiteiras ligadas ao ramo imobiliário, e também um vídeo onde a candidata assume  compromisso com seus apoiadores na eleição 2018 que não concorreria ao cargo de vereador na eleição 2020. Ambas as montagens sem autoria.

Isto foi o suficiente para Juliana entrar ao vivo em seu Instagram e dizer que o “empreendedor da juventude” (marketing utilizado pela campanha do Abner) é responsável pela disseminação do vídeo e induzir os eleitores a pesquisarem no google sobre dívida do “Empreendedor”.

Após o episódio o candidato solicitou ao judiciário direito de resposta que foi acatado pela juíza eleitoral Ana Cristina Ribeiro Guimarães. A Juíza Eleitoral de Nova Lima, em análise liminar, reconheceu que se trata de uma fake news e determinou à candidata Juliana Sales que ofereça um espaço no feed do seu Instagram para que Abner possa publicar sua resposta, sob pena de multa de 15 mil reais por dia. A decisão cabe recuso.

Em contato com o Jornal Minas Abner afirma que: “Com a verdade, a ética e a moralidade! Jogarei sempre o jogo limpo, seguindo todas as regras, mas jamais  abaixarei a cabeça pra injustiças! Não gostaria de dar mais evidencia a esse assunto, mas não vou permitir a ninguém mentir sobre mim e ficar por isso mesmo.”

A assessoria de Juliana Sales informou que a candidata fará um vídeo esclarecendo o caso em suas redes sociais.

+ Noticias de Nova Lima

A data das eleições 2020 foi adiada para o mês de novembro devido à pandemia do COVID-19. O primeiro turno será dia 15 e, o segundo, no dia 29.

Por Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas