07/maio

Igreja Anglicana de Nova Lima celebra coroação do Rei Charles III

A Igreja Anglicana de Nova Lima se une em oração e celebração pela coroação do rei Charles III, um momento histórico para a Inglaterra que ocorreu na manhã deste sábado (6)

Fundada em 1701, a cidade tem sido profundamente influenciada pelos ingleses desde a década de 1830, quando chegaram à região para trabalhar nas minas de ouro. A Igreja Anglicana da cidade, construída em 1911 com materiais importados do Reino Unido, será o palco de celebrações especiais neste domingo. Os fiéis, em oração, prestarão homenagem ao novo monarca, à rainha Camila e à família real, assim como aos líderes da Igreja da Inglaterra e às demais igrejas anglicanas do Reino Unido.

A influência britânica em Nova Lima se estende desde a fé até a arquitetura. Casas de estilo inglês e monumentos que compõem o Circuito Inglês, como o Bicame, a Casa Grande, o Clube das Quintas, o cemitério dos ingleses e a Lagoa dos Ingleses, são exemplos da rica herança deixada pelos colonizadores. Segundo o reverendo Robert Correa, a influência inglesa se estende além da religião e se manifesta na culinária e na linguagem, como a palavra “uai” que, para alguns, tem origem no “why” inglês. A receita mineira com frutas, chamada de “queca”, foi inspirada no bolo inglês.

A história de Nova Lima remonta ao século XVIII, com a descoberta das primeiras minas. A região da Mina de Morro Velho começou a ser explorada em 1725 e, um século depois, em 1834, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, responsável pela chegada de famílias inglesas à região de Nova Lima.

A Igreja Anglicana, fundada no século XVI pelo rei Henrique VIII, tem como principal diferença em relação à Igreja Católica o fato de ser autônoma e ter como líder espiritual o arcebispo de Canterbury, enquanto a segunda é liderada pelo Papa, em Roma.

Por Gisele Maia com informações da Itatiaia
Foto:GETTY IMAGES

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas