Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...

O nível baixo da represa da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, é sinal da pior seca dos últimos 111 anos. O alerta de emergência hídrica foi emitido pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), que informou que a escassez atingiria, entre junho e setembro, Minas e outros estados brasileiros.
O diretor do Minas Náutico, Jorge Guimarães, fica triste em ver a lagoa assim, mas afirma que o nível tão baixo não impossibilita a prática de esportes, embora traga danos. “Estamos no final da seca. A lagoa já esteve em dias melhores. Estava bem cheia há dois meses, mas baixou muito”, diz. O Minas Náutico tem permissão para realizar esportes aquáticos na lagoa, que é de propriedade privada, como remo e barco a vela. “Os esportes ficam prejudicados, mas ainda não impossibilitados. A gente fica muito triste de ver a lagoa assim. Ela é bonita cheia”, pontua.

De acordo com o metereologista Ruibran dos Reis, choveu muito pouco no período previsto, de outubro de 2020 a abril de 2021, o que reflete no nível dos cursos d’água e reservatórios. Já são quase seis meses sem chuvas com volume suficiente para o abastecimento hídrico. “Somente em fevereiro, tivemos chuvas acima da média. De março para cá, as chuvas pararam. Sem chuvas para as nascentes e para abastecer os reservatórios”, avalia.
A exemplo de Nova Lima, a seca também castiga a capital. A previsão é de que ela deve chegar na terça-feira (31/8) a Belo Horizonte, de acordo com o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Neste domingo, a capital mineira teve temperatura mínima de 13,4 graus na madrugada, e a máxima durante o dia foi de 27 graus.
Por Redação
Com informações EM
Foto: Renato Scapolatempore/EM/DA PRESS
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário