23/fev

Mais de 11 milhões de foliões passaram por Minas Gerais neste carnaval

O governo de Minas Gerais divulgou nesta quinta-feira (23) os resultados do Carnaval de 2023, que superou as expectativas em termos de fluxo turístico e arrecadação, além de registrar redução nos índices de criminalidade e acidentes

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, o evento será transformado em política pública ligada à economia criativa, com a publicação de um decreto previsto para sair em 30 dias.

O balanço aponta que mais de 11 milhões de foliões estiveram presentes nas festividades em todo o estado, sendo 5 milhões na capital e 6,2 milhões no interior de Minas. Foram investidos R$ 7,7 milhões em editais e incentivos fiscais, o que contribuiu para a arrecadação de R$ 1,5 bilhões na economia. A rede hoteleira registrou uma média de ocupação de 80% em todo o estado.

O número de ocorrências criminais registrou decréscimo em relação ao ano anterior. O crime de roubo teve redução de 75% no estado e o de importunação sexual, de 40% na capital Belo Horizonte. A Polícia Civil realizou 4 mil procedimentos, incluindo prisões em flagrante.

Em relação à segurança no trânsito, a Polícia Militar apreendeu 1,5 mil veículos e conduziu 1,1 mil pessoas por embriaguez ao volante, o que resultou em uma redução de 47% no número de acidentes com mortes. O Corpo de Bombeiros informou que apenas um bloco precisou ser interditado por questões de segurança, já que não havia previsto isolamento de corda para o trio.

O Carnaval de 2023 em Minas Gerais foi um sucesso em diversos aspectos, superando as expectativas em termos de turismo e arrecadação e registrando reduções significativas nos índices de criminalidade e acidentes. A transformação do evento em política pública ligada à economia criativa reforça o potencial da festividade para o desenvolvimento do estado.

Por Jorge Marques
Foto: Flickr/PMNL

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas