04/maio

Maternidade e alimentação saudável: dá para conciliar?

Maio é marcado pelo Dia das Mães. Uma mãe levou 1 ano para instalar uma rotina baseada em 5 passos que trouxeram mais estabilidade, equilíbrio, saúde e bem-estar para sua família

Quando se trata de maternidade, o parto e o suporte ao bebê sempre vêm em primeiro lugar, mas a verdade é que esse assunto vai além disso. A saúde física e mental das mulheres está diretamente ligada ao bem-estar e equilíbrio nas rotinas diárias, incluindo ao enfrentar os desafios da maternidade.

“Lidar com tudo” é o objetivo e o sonho de toda mãe, mas em uma vida diária intensa, esse objetivo muitas vezes é deixado de lado, e o que é menos discutido é que fazer exercícios e manter uma dieta saudável contribuem para a energia, a liberação de hormônios que aumentam o humor e até mesmo impactam a saúde das crianças, seja por meio de sua dieta ou dando um bom exemplo. “A saúde e a nutrição caminham juntas porque o funcionamento do nosso corpo está diretamente associado ao tipo de alimento que comemos.

Quando promovemos bons hábitos alimentares, estamos dando ao nosso corpo as condições para realizar suas funções da maneira mais completa possível. Uma dieta adequada, equilibrada e saudável reduz a possibilidade de doenças crônicas não transmissíveis que limitam significativamente a atividade humana na vida diária”, diz Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo.

Um exemplo é Vanessa Lima, mãe de Liz, de 3 anos, que sentiu os efeitos da maternidade e de uma rotina desequilibrada desde sua gravidez. “Eu me sentia facilmente cansada e a vontade de comer o tempo todo era muito complicada. Eu comia a primeira coisa que via. Meu corpo mudou muito rapidamente – ganhei 32 kg durante a gravidez. Quando Liz nasceu, percebi que tinha que mudar. A rotina era muito intensa, então precisava encontrar maneiras de facilitar meu dia a dia, ter mais energia e me ajudar a voltar ao meu peso antes da gravidez”, diz ela. Vanessa entendeu que precisava listar alguns pontos em sua rotina para reverter o caos.

Por isso, listou 5 tópicos que foram um ponto de virada em sua vida e na de sua família: ROTINA, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, EXERCÍCIO, AUTOCUIDADO e SONO. Um dos primeiros passos para alcançar o equilíbrio é entender que uma rotina é essencial para todo ser humano. “Precisamos redefinir que ter uma rotina é algo chato. É bom para toda a família e, para nós mães, podemos equilibrar tudo da melhor maneira possível, mesmo que de forma simples. Mais tarde, as coisas começam a se encaixar. A saúde e o bem-estar foram os mais impactados positivamente após a mudança na dieta, a introdução de alimentos naturais e saudáveis e o exercício físico regular.

Por Caroline Soares

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas