AngloGold Ashanti leva Inteligência Artificial e soluções sustentáveis à Exposibram
Estande da empresa terá atrações que contam sua história de 190 anos e a atuação sustentável em quase ...
Quando falamos de investimento, a primeira coisa que se deve saber é que não se trata de uma ação apenas para quem já é ou quer ficar rico. Qualquer pessoa que tenha uma reserva econômica, mesmo que pequena, pode se tornar um investidor.
Conheça os colunistas do Jornal Minas
No entanto, é necessário entender que investir é diferente de poupar. É muito importante que você faça economia para não ser surpreendido por uma emergência. Mas se essa prática não proporcionar um bom rendimento, você não é um investidor e, provavelmente, seu dinheiro estará perdendo valor se comparado à inflação.
Mas afinal, o que é investimento? De forma resumida, nada mais é do que você “emprestar” seu dinheiro a fim de ganhar rentabilidade futura. Este é um assunto bastante discutido atualmente, sobretudo devido aos efeitos que a pandemia trouxe para o mercado financeiro, que está bem volátil com a injeção de liquidez dos bancos centrais.
E, diante desse cenário, instituições financeiras seguem oferecendo produtos e promessas. No entanto, algumas ofertas precisam ser desmascaradas, pois não proporcionam rentabilidade adequada. É um assunto polêmico, mas preciso lhe contar que o consórcio, a compra do carro, da casa própria ou, até mesmo a poupança e o título de capitalização, são exemplos que devem ser evitados.
Em contrapartida, vou lhe mostrar alguns produtos financeiros que podem ser bons. Digo podem, pois é necessário que você saiba qual e quando utilizá-los, para que se tornem a melhor opção. Alguns disponíveis hoje no mercado são os Títulos Públicos (Tesouro Direto), Títulos Privados, CDBs, as LCIs e LCAs, LCs, Debêntures, Fundos Imobiliários e Ações. Cada um possui a sua peculiaridade e riscos e, por isso, é importante saber qual se alinha mais com o seu objetivo. Dessa forma, é imprescindível conhecer qual é o seu perfil de investidor. Mas isso já é assunto para outro dia.
A partir de agora, teremos esse espaço para falar sobre mercado financeiro, esclarecer dúvidas e responder questões que possam ajudá-lo a investir e proteger melhor o seu dinheiro. Espero que goste do conteúdo!
Um abraço e bons investimentos!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário