24/fev

Nova Lima decreta situação de emergência por causa da dengue 

A Prefeitura de Nova Lima ppublicou nesta sexta-feira (23) decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública em resposta ao crescente número de casos de Dengue e Chikungunya na região. Esta medida visa garantir uma resposta ágil e eficaz, facilitando o acesso a recursos e insumos disponibilizados pelos governos Estadual e Federal, além de permitir a mobilização de equipes adicionais para intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor e proteger a saúde da comunidade. Vale ressaltar que os equipamentos de saúde da cidade estão operando sem colapso e com capacidade plena de atendimento.

 

Desde o início do ano, o Governo Municipal tem implementado medidas proativas para combater a propagação dessas doenças. Os Agentes de Combate às Endemias têm realizado mutirões de visitas domiciliares nos fins de semana, concentrando-se nos bairros mais afetados, enquanto esforços de pulverização têm sido concentrados em áreas com alta incidência de casos. As atividades de rotina dos Agentes Comunitários de Saúde também foram redirecionadas para apoiar os esforços de combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

Destaca-se ainda a iniciativa “Bota Fora do Aedes”, realizada de 29 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024, que visa conscientizar e envolver a comunidade na eliminação de criadouros do mosquito.

Onde Buscar Atendimento?

A população é incentivada a procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima ao apresentar qualquer sintoma suspeito de dengue. Para maior comodidade, a coleta de exames pode ser realizada diretamente nessas unidades, sem a necessidade de deslocamento para unidades de pronto atendimento.

Centro de Hidratação em Funcionamento

Para atender às necessidades dos pacientes com sintomas de dengue, zika ou chikungunya, o centro de hidratação irá funcionar, a partir do dia 24/2, no estacionamento da UBS Paula Fernandes Villela, no bairro Vila São Luís, das 07 às 19 horas.

Vacinação Contra a Dengue

A previsão é de que Nova Lima receba as vacinas contra a dengue, destinadas à faixa etária de 10 e 11 anos, no dia 26 de fevereiro. A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou o quantitativo de 2.890 doses para o município. O município dará início às aplicações no dia 27/02. As vacinas serão disponibilizadas em todas as UBSs com sala de vacinas.

A Prefeitura de Nova Lima continua comprometida em combater esse surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e em garantir o bem-estar e a saúde de todos os cidadãos. A colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso desses esforços de prevenção e controle.

Por Redação

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas