19/jul

Nova Lima emite alerta sobre febre maculosa transmitida por carrapatos infectados

A prefeitura de Nova Lima emitiu um alerta à população sobre a febre maculosa, uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada de carrapatos infectados. Apesar do comunicado, não foram divulgados casos da doença no município até o momento

A febre maculosa brasileira é uma doença perigosa que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da picada de carrapatos infectados, os quais podem ser encontrados em roedores, como a capivara, cavalos, bois, cães e outras espécies.

Os carrapatos infectados com a bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa, estão presentes em áreas com pastos e vegetação alta, onde há grande quantidade desses animais hospedeiros. Embora a doença possa ocorrer durante todo o ano, a maior incidência de contaminações é registrada no período de seca, entre os meses de abril e outubro.

Os sintomas da febre maculosa incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, náuseas, vômito e o surgimento de manchas vermelhas na pele, inclusive na palma das mãos e na planta dos pés, entre o segundo e o sexto dia após a contaminação.

Como medida preventiva, é recomendado evitar transitar por áreas infestadas por carrapatos. Caso seja necessário, recomenda-se o uso de repelentes à base da substância Icaridina, roupas de cor clara, vestimentas longas e calçados fechados com meias de cano longo brancas, facilitando a detecção rápida da presença de carrapatos. Além disso, é importante utilizar equipamentos de proteção individual ao realizar atividades como capina e limpeza de pastos, e evitar sentar ou deitar em gramados durante atividades de lazer, como caminhadas, piqueniques e pescarias. A utilização periódica de carrapaticidas em cães, cavalos e bois, seguindo as recomendações do médico veterinário, também é uma medida eficaz na prevenção da doença. A limpeza e capina frequentes das áreas de permanência de animais também são fundamentais.

É fundamental adotar as medidas preventivas mencionadas e estar atento aos sintomas da doença. Em caso de dúvidas ou ocorrência de carrapatos, a população pode entrar em contato com o setor de Zoonoses pelo telefone 3541-4427.

Por Gisele Maia

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas