01/mar

Nova Lima inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

A partir desta quarta-feira (1), a Prefeitura de Nova Lima começará a aplicar a vacina bivalente contra a Covid-19, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica e Complexo de Saúde do Jardim Canadá

A vacina bivalente é mais atualizada e protege contra a cepa original do vírus e a Ômicron e suas subvariantes. Ela é indicada como dose única de reforço para crianças e adultos, como última dose de reforço ou como dose extra de reforço para quem já completou o esquema vacinal há mais de dois meses. Na primeira fase de aplicação, que começa no dia 1º de março, o imunizante será disponibilizado apenas para grupos considerados de risco.

A vacina bivalente é mais atualizada do que as primeiras vacinas, chamadas de “monovalentes”, e protege contra a Ômicron e suas subvariantes. Pessoas vacinadas com as primeiras vacinas estão mais expostas à contrair a variante, embora também estejam protegidas contra casos graves, hospitalizações e óbitos.

Na primeira fase de aplicação, a vacina bivalente será disponibilizada apenas para os grupos considerados de risco, que incluem idosos a partir de 70 anos, pessoas acima de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência e imunocomprometidos com 12 anos ou mais.

Pessoas que são consideradas imunocomprometidas incluem aquelas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade, pessoas que fazem uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam imunossupressão, pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias), pessoas com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e pessoas com neoplasias hematológicas.

Por Gisele Maia
Foto: Divugação PMNL

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas