28/dez

Nova Lima proíbe blocos de rua e libera eventos privados no Carnaval 2022

Como divulgado ontem pelo Jornal Minas, as prefeituras de Nova Lima, Raposos e Rio Acima anunciaram nesta terça-feira (28) a decisão de não realização do carnaval de rua nas cidades.

Em nota a Prefeitura de Nova Lima informou que, com base nos números da pandemia da Covid-19, decidiu, em conjunto com as Prefeituras de Raposos e Rio Acima, pela não realização do carnaval em 2022. “Trata-se de uma decisão de impacto regional e que demonstra ser a medida mais prudente neste momento, considerando a variante Ômicron, além da nova cepa da gripe.” Nota também divulgada pelos prefeitos Serginho da Bota e Felipe Gonçalves.

Desta forma, em Nova Lima, o carnaval de rua e seus respectivos blocos estão cancelados; qualquer manifestação de foliões nas ruas está proibida.

Os eventos de privados e fechados seguem permitidos, com controle de entrada, apresentação de exames e cartão de vacina. Podendo haver mudanças de acordo com os números da Covid-19 no município, caso seja identificado aumento de casos, estes eventos também podem ser proibidos.

Outras cidades também cancelaram o Carnaval

Os 30 municípios que fazem parte da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais decidiram, por unanimidade, não promover o carnaval em 2022. Entre eles estão Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes, destinos tradicionais da folia no estado.

Estado vai definir somente em janeiro

A possível autorização para festas do Carnaval 2022 e a decisão sobre a desobrigatoriedade do uso das máscaras de proteção contra a covid-19 vão ser definidas pelo Governo de Minas Gerais no próximo mês de janeiro.

A previsão foi feita pelo governador Romeu Zema (Novo), no dia 1° de dezembro. Segundo ele, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti e sua equipe vão analisar os dados da pandemia para baterem o martelo.

Ômicron em Minas

O Governo de Minas vai lançou campanha para que a população complete e reforce o esquema vacinal contra a covid-19. A estratégia, divulgada em coletiva de imprensa realizada na Cidade Administrativa, no último dia 13 tem o objetivo de prevenir casos da variante ômicron (B.1.1.529) em Minas Gerais.

O secretário de Saúde destacou que, atualmente, a pandemia em Minas Gerais está controlada, com baixos índices de circulação do vírus, que fizeram o estado completar três meses com todas as macrorregiões na Onda Verde, do plano Minas Consciente. Há também queda consistente nos números de casos e óbitos por covid-19. Na última semana, o estado registrou o menor número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde abril do ano passado.

Além disso, na avaliação por cidades, 633 dos 853 municípios mineiros não registraram óbitos por covid-19 no último mês, e 702 não tiveram mortes pela doença nos últimos 15 dias. São 572 os municípios com até 50 casos por 100.00 habitantes e 479 cidades tiveram até 30 casos por 100 mil habitantes.

Por Gisele Maia

O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas