18/out

Novas ameaças e indícios de rachadinha na Câmara de Nova Lima

Um dos autores do projeto de iniciativa popular que prevê moralizar e impor o fim ao pagamento das chamadas rachadinhas recebeu neste domingo (17/10) mais de 20 ligações e mensagens de um número desconhecido com ameaças contra ele e sua família.

A Câmara de Nova Lima será mais uma vez investigada neste mandato por ameaças a integridade física de um cidadão e práticas de crimes contra o dinheiro público. De acordo com o boletim de ocorrência, um dos suspeitos está envolvido em ameaças contra o ex-vereador Tiago Tito na eleição para presidente da Câmara no início deste ano. O ex-vereador está preso desde maio por ameaçar uma ex-assessora e ser suspeito de atear fogo a um veículo.

Leia: O ex-vereador de Nova Lima Tiago Tito  usou as redes sociais para expor chantagens e ameaças que recebeu pelo posicionamento na disputa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Lima. 

O Ministério Público através da GAECO e a Polícia Civil devem ser acionados ainda nesta semana e novas denúncias começarão a ser apuradas pela Operação Leonino.

Ameaças

A reportagem do Jornal Minas teve acesso ao número, ao conteúdo das ligações e mensagens, o advogado da vítima pediu para ocultar os nomes e detalhes para não interferir nas novas investigações.

No entanto, há indícios de que a prática da rachadinha  continua ocorrendo na casa, mesmo após o afastamento do ex-vereador Tiago Tito. Essas novas ameaças surgem logo após uma iniciativa popular contra os Super Salários da Câmara Municipal de Nova Lima ganhar força e apoio na cidade.

“Você não dura três semanas”, “a gente sabe onde você mora”, “cuidado com sua família”. Estas são algumas das ameaças recebidas por um dos autores deste projeto de iniciativa popular. “Achei estranho a quantidade de ligações seguidas, quando resolvi atender era a voz de um homem que não reconheci e ele começou a fazer ameaças”. Diz a vítima que prefere não se identificar neste momento, mas afirma que “irá buscar punição ao autor e que essas ameaças são um crime contra a democracia e liberdade de discordar de algo em relação ao poder público de forma legítima”.

Próximo passo

O advogado afirma que as ações são graves e não ficaram impunes, para ele “há uma clara tentativa de coação de um cidadão que trabalha pelos seus direitos. Vamos acionar para o Ministério Público, o GAECO (Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado) que já está em andamento com uma grande investigação contra essas práticas na Câmara de Nova Lima. Com esta novas evidências mais pessoas passarão a ser investigadas.” Conclui.

Análise Política

Há anos venho cobrindo a política nova-limense e nunca vi uma gestão tão mal assessorada. Chegamos ao mês de novembro e nada foi apresentado à população, como se essa inércia não bastasse, mais uma vez a Câmara Municipal de Nova Lima está envolvida em suspeitas de crimes contra o erário público e a integridade física de um cidadão.

Presumo que essas ameaças denunciadas por várias pessoas desde o início da eleição para a presidência da Câmara, sejam algo isolado, praticado por gente inconsequente, que não sabe fazer a política de diálogo e jogam o nome dos vereadores na lama. Já que, até então, as denúncias são a assessores. Será que eles  têm o aval dos vereadores para atuar como criminosos? Imagino que não.

Infelizmente, a população de Nova Lima está frustrada com a renovação promovida nesta legislatura.

Em tempo, a redação do Jornal Minas entrou em contato com a Câmara pedindo um posicionamento dos vereadores e da casa sobre o projeto de autoria popular, alguns vereadores já retornaram o contato, estamos no aguardo para dar continuidade a pauta com seus posicionamentos. Porém a assessoria de imprensa da casa sequer retornou, isso mostra como a atual gestão lida com a transparência com a população.

Por Thiago Carvalho

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

  1. Marcos Paulo disse:

    Pq esses salários n vem a tona ? Qt eles estão levando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas