08/dez

Politize-se – Em defesa do “Pão e Circo”

Thiago Carvalho, colunista do Jorna Minas, retorna com sua coluna “Politize-se” para abordar um tema de interesse coletivo: as festas de Natal e Final de Ano em Nova Lima. Em defesa do que muitos rotulam como “pão e circo”, Carvalho destaca a importância desses eventos não apenas para o entretenimento sazonal, mas também para manter a economia pulsante da cidade

As festividades natalinas e de final de ano já estão em pleno vapor na cidade de Nova Lima. O destaque vai para as luzes que se acenderam ontem, marcando o início de uma temporada festiva repleta de eventos. Thiago Carvalho, em sua coluna de hoje, traz à tona a discussão sobre a crítica frequente ao entretenimento de qualidade, muitas vezes rotulado de forma pejorativa como “pão e circo”.

Carvalho inicia sua análise destacando que a expressão “pão e circo” é frequentemente utilizada de maneira depreciativa por críticos do entretenimento. Contudo, ele ressalta que, em Nova Lima, as festas de carnaval, a festa do Cavalo, a festa da Cerveja e agora as celebrações de Natal e Réveillon são reflexos de um momento econômico favorável. Isso possibilita ao governo local, representado pelo prefeito João Marcelo Dieguez, oferecer entretenimento de alta qualidade aos moradores.

O colunista destaca que tais eventos não são apenas momentos de diversão, mas contribuem muito para o faturamento e a economia da cidade. A gestão responsável permite que os recursos sejam direcionados não apenas para o lazer, mas também para áreas essenciais como saúde, obras e demais setores. Carvalho aponta a Lei Orçamentária Anual (LOA) como elemento-chave nesse processo, sendo um instrumento legal que define as receitas e os gastos do governo para o ano seguinte.

Ao explicar brevemente a LOA, Carvalho ressalta que o dinheiro destinado ao entretenimento é parte de um planejamento orçamentário abrangente, e não resultado de uma escolha arbitrária em detrimento de outra área. Ele alerta para o uso da falta de conhecimento da população como uma estratégia política para criar confusão e críticas infundadas. A análise criteriosa da alocação de recursos revela a coerência e responsabilidade na administração pública de Nova Lima.

Em defesa do “pão e circo”, Carvalho convida os leitores a compreenderem o contexto mais amplo por trás dessas celebrações, reconhecendo seu impacto positivo na comunidade de Nova Lima.

Por Gisele Maia
Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas