03/ago

Prefeitura de Rio Acima investe no atendimento especializado em saúde

Um dos grandes desafios dos Executivos Municipais é oferecer mais atendimentos e exames especializados na rede pública. Nos últimos dois anos e meio, a Prefeitura de Rio Acima investiu aproximadamente R$ 10 milhões em recursos na área da saúde para lidar com essa questão


Como resultado desse esforço, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Acima vem ampliando as ofertas, chegando hoje a 120 tipos de exames mais complexos disponíveis para toda a população.

Os exames, feitos em clínicas conveniadas, são pagos pela Prefeitura de Rio Acima e permitem que os cidadãos contem com diagnósticos mais precisos em quase 20 especialidades médicas.

De acordo com a secretária de Saúde, Hilda Paula (Dudu), havia uma fila enorme de pacientes aguardando a oportunidade de fazer seus exames, o que resultava em demora nos tratamentos. “Fizemos o possível para ampliar os recursos e a quantidade de exames disponíveis. E agora conseguimos acabar com a fila de espera”, disse.

Números importantes para a saúde das pessoas

Somente em 2022 foram 4.493 exames, sendo 3.330 pagos pela Prefeitura. Das 5.458consultas em especialidades médicas realizadas no ano passado, 3.521 foram pagas pela administração municipal.

A oferta de exames laboratoriais e cirurgias com recursos do município também cresceu, sendo 39 cirurgias realizadas com recursos da Prefeitura, em 2022, e 123 pela cobertura do SUS.

Gestão eficiente, saúde bem cuidada 

Com uma gestão eficiente e equilibrada, a estratégia da Prefeitura Municipal de Rio Acima foi captar mais recursos para complementar os serviços de saúde oferecidos pelo SUS e reduzir as filas.

“Diante das limitações de recursos públicos e da alta demanda da população pelos serviços do SUS, encontramos soluções por meio de parcerias. Grande parte dos recursos que utilizamos vem de emendas parlamentares. Estamos satisfeitos com os resultados alcançados até agora”, afirma o prefeito de Rio Acima, Felipe Gonçalves.

Os investimentos da Prefeitura se traduziram também em um transporte intermunicipal gratuito para exames ou tratamentos (quimioterapia, radioterapia) em outros municípios, além da aquisição de outras viaturas.

A Casa de Saúde Pedro Giannetti também recebeu um investimento significativo, algo que não acontecia desde a década de 70, além de obras e equipamentos novos. As unidades de Saúde da Família (PSFs), unidades de fisioterapia e a Farmácia Municipal também receberam recursos, melhorando os serviços prestados.

Por Redação
Foto: Divulgação PRA

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas