04/abr

70% do alunos apresentam sintomas de ansiedade no pós-pandemia

Estudo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo aponta que a maioria dos alunos enfrenta dificuldades emocionais após a pandemia. Diante desse cenário, o educador e psicólogo Rossandro Klinjey apresentou sete dicas para ajudar os pais a lidar com a situação

O período escolar pode ser um momento bastante desafiador para os jovens, que buscam aceitação e se deparam com pressões vindas de diversos lados. Com a pandemia, a situação se agravou e muitos alunos estão apresentando sintomas de ansiedade e depressão. Diante desse quadro, Rossandro Klinjey, um dos principais especialistas brasileiros no assunto, preparou dicas para os pais ajudarem seus filhos.

A primeira dica de Klinjey é validar os sentimentos dos filhos, mostrando que os pais entendem o que eles estão sentindo e estão dispostos a ajudar. É fundamental oferecer uma escuta ativa e segura, sem julgamentos ou interrupções, para que a criança se sinta confortável em compartilhar seus pensamentos e emoções. Klinjey destaca a importância de contar com ajuda profissional, como a de um psicólogo infantil, para entender a causa da crise e criar melhores estratégias de enfrentamento.

Outras dicas são oferecer uma escuta ativa e segura, contar com ajuda profissional, criar uma rede de apoio, fornecer informações precisas e desmistificar o problema são algumas dicas importantes para lidar com a ansiedade infantil. É fundamental que os pais criem um ambiente acolhedor e seguro para seus filhos, além de buscar ajuda profissional de um psicólogo infantil ou psicopedagogo. Também é importante fornecer informações claras e precisas sobre a ansiedade e desmistificar o problema, mostrando que é comum e que não há motivo para vergonha ou medo. Além disso, é necessário criar uma rede de apoio para a criança, oferecendo outros recursos para lidar com a ansiedade.

Com a pandemia, muitos alunos estão enfrentando dificuldades emocionais e precisam da ajuda dos pais para superar essa fase de forma saudável e tranquila. Seguindo as dicas de Rossandro Klinjey, os pais podem criar um ambiente seguro e acolhedor para seus filhos, oferecendo ajuda profissional, uma rede de apoio e informações precisas sobre a ansiedade. O amor e o apoio dos pais são fundamentais para ajudar os jovens a superar esta fase.

Por Rafael Nunes

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas