18/jan

Sintomas gripais levam população a lotar UPA em Nova Lima

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Lima amanheceu, nesta terça-feira (18), lotada de pessoas à espera de atendimento. Grande parte dos pacientes estavam com sintomas gripais.

A Prefeitura de Nova Lima, em nota, reconheceu um aumento na procura por atendimento, especialmente de pacientes com sintomas respiratórios e casos crônicos agudizados. A administração informa que a média diária de atendimentos na UPA, desde o dia 1º de janeiro, é de 565 pacientes, de forma que 54% deles apresentam sintomas respiratórios. O tempo médio de espera é de, aproximadamente, 3 horas.

O comunicado esclarece que a escala de servidores da UPA conta, por turno, com 11 técnicos de enfermagem, 3 enfermeiros, 5 médicos de dia, 3 médicos a noite, 1 fisioterapeuta, 3 assistentes sociais, além dos profissionais de serviços gerenciais. Contudo, pode ocorrer o afastamento repentino de servidor em função de contaminação por Covid-19, influenza e outras infecções.

População deve manter os cuidados

Embora os casos de síndromes respiratórias tenham aumentado muito em Nova Lima, muitas pessoas seguem descumprindo as medidas de prevenção contra a Covid-19, que também servem para proteger contra outras infecções, como usar máscaras, evitar aglomerações e higienizar as mãos, o que contribui para sobrecarregar o sistema de saúde municipal.

A Secretaria de Saúde de Nova Lima informou que seguirá acompanhando os dados atentamente e, caso necessário, poderá modificar a dinâmica do atendimento.

Por Gisele Maia
Foto: Divulgação/PMNL

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas