14/jun

Viviane Matos fala sobre volta do projeto “Sexta na Feira” para a Praça Bernardino de Lima

Nesta terça-feira (13),  durante a reunião plenária na Câmara Municipal de Nova Lima, a vereadora Viviane Matos, leu o retorno referente à possibilidade da volta do projeto “Sexta na Feira” para a Praça Bernardino de Lima. Atualmente, o projeto ocorre no Espaço de Caminhada da AngloGold, na região central, e busca proporcionar conforto, segurança, além de uma variedade de opções culinárias e artesanato. Matos aproveitou a ocasião para compartilhar as informações técnicas recebidas do Secretário de Cultura de Nova Lima, Dijalma

Após discussões e medidas tomadas em conjunto com o Executivo, constatou-se que não seria viável retomar a feira na Praça Bernardino de Lima, conforme proposto no requerimento. As informações completas e técnicas obtidas como resposta explicam a inviabilidade da proposta no momento atual.

Após consulta à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, em 26/05/2023, constatou-se a inviabilidade técnica do retorno do projeto para a praça Bernadino de Lma. Dentre os fatores considerados estão o comprometimento da segurança e mobilidade urbana, o impacto negativo no comércio local devido ao fechamento das vias e a aglomeração de pessoas nas ruas ao redor da praça, resultando em danos e depredação de áreas ajardinadas, equipamentos públicos e privados.

O Diretor de Trânsito e Transporte Público, Henrique dos Santos Machado, destacou outras dificuldades, como estacionamento insuficiente, impacto negativo no trânsito, supressão de vagas de táxi em frente ao supermercado e ao redor da praça, além do fechamento do trânsito na praça a partir das 16:00 para a montagem das barracas, o que resultaria em desvios de trânsito inadequados.

Ainda segundo a reposta , é importante ressaltar que o projeto “Sexta na Feira” já abrange diversas áreas comuns, as quais não poderiam ser acomodadas de forma conjunta na Praça Bernardino de Lima sem prejudicar o conforto e a mobilidade dos participantes.

A vereadora Viviane Matos reiterou o compromisso de continuar o diálogo com os feirantes, buscando alternativas e soluções adequadas. Disse ainda que serão convidados novamente os feirantes para participarem das discussões, com o objetivo de construir conjuntamente soluções viáveis. Caso seja possível expandir ou buscar outros locais de atendimento, essas alternativas serão exploradas, mantendo sempre o diálogo como prioridade.

Por Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas