04/dez

Zelino realizará Audiência Pública sobre fomento de políticas para deficientes auditivos em Nova Lima

O vereador Joselino Santana Dias, conhecido como ZeLino, promove uma Audiência Pública para discutir e impulsionar políticas públicas direcionadas aos deficientes auditivos no município de Nova Lima. O evento, agendado para o dia 6 de dezembro de 2023, às 19 horas, na Câmara Municipal, se propõe a abordar as complexas dificuldades enfrentadas por essa comunidade e propor medidas efetivas para aprimorar sua qualidade de vida

O cerne da Audiência Pública será a análise minuciosa das políticas públicas destinadas aos deficientes auditivos no município de Nova Lima. A comunidade surda, que representa cerca de 5% da população brasileira, enfrenta obstáculos em diversas áreas, desde a educação até o acesso a serviços básicos. De acordo com dados do IBGE, aproximadamente 10 milhões de brasileiros são surdos, sendo que 2,7 milhões não têm audição alguma.

No âmbito educacional, o estudo realizado pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda em 2019 revelou que apenas 7% dos surdos brasileiros concluíram o ensino superior, enquanto 15% chegaram ao ensino médio. Alarmantemente, 32% da população surda não possui qualquer grau de instrução.

Para participar da Audiência Pública e expressar opiniões, é necessário realizar a inscrição prévia até as 18h55 do dia 6 de dezembro na sede da Câmara. Os interessados devem apresentar um memorial relacionado ao tema que desejam abordar durante a audiência.

ZeLino destaca a importância de uma abordagem inclusiva, observando atentamente as necessidades da população surda e das entidades envolvidas. A presença do Pastor Ronilson Lopes, fundador da Igreja Central dos Surdos em Belo Horizonte, ira enriquecer o evento com sua experiência e conhecimento sobre as demandas específicas dessa comunidade. Esta audiência representa um passo importante para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e atenta às necessidades dos deficientes auditivos em Nova Lima.

Por Jorge Marques
Foto: Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas