07/maio

Zema enviará projetos de privatização da Cemig e Copasa para a ALMG

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou que o governo estadual enviará projetos de lei para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para viabilizar a privatização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa)

Durante o evento “Café com o Governador”, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), o governador defendeu que a privatização dessas empresas é essencial para que o Estado possa investir na melhoria da infraestrutura, já que falta investimento em localidades que sofrem com a falta de energia elétrica e abastecimento de água. Zema afirmou que a Cemig, nos últimos 15 anos, ao invés de investir no Estado, fez aportes em outras regiões do país. Com a privatização, o governador acredita que essas empresas terão melhores condições para prestar serviços de qualidade e poderão atrair investimentos para o Estado.

Zema também defendeu a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O governador destacou que a adesão é essencial para garantir o equilíbrio das contas do Estado e que o projeto de adesão, enviado à ALMG durante o primeiro mandato, deve ser aprovado ainda neste semestre. Zema afirmou que, nos últimos quatro anos, o Estado avançou, mas ainda precisa melhorar. Para o segundo mandato, o governador está otimista e espera que os projetos do Estado avancem com o diálogo com a ALMG. A expectativa do governo é que a adesão ao RRF seja aprovada ainda no primeiro semestre de 2023, possibilitando ao Estado um prazo maior para pagar a dívida de R$ 147 bilhões com a União. O secretário Estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa, explicou que a adesão foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal em junho de 2022, mas é preciso aval da ALMG para concluir o processo.

Por Jorge Marques

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas