23/jan

Após sexta tentativa, Câmara elege Anisinho Clemente para presidente da Mesa Diretora em Nova Lima

A Câmara Municipal de Nova Lima elegeu nesta sexta-feira (22), o vereador Anisinho Clemente como presidente da Mesa Diretora. A sessão online contou com a presença de cinco, dos dez vereadores da cidade. Os vereadores Anisinho (PTB), Claudinho da Vale (PP), Thiago Almeida (PT), Viviane Mattos (DEM) e Zelino (PP) decidiram pela realização da eleição mesmo sem a presença dos parlamentares Álvaro Azevedo (Avante), Danúbio (Cidadania) José Carlos “Boi” (PSL) e Juliana Sales (Cidadania).

Ao todo, foram seis escrutínios até a decisão do novo presidente. No dia 1º de janeiro, a chapa de Anisinho empatou com a de Álvaro e, após este resultado, foram inúmeros desentendimentos por divergência dos dois grupos na interpretação do regimento interno.

A sessão de ontem foi presidida pelo vereador Claudinho da Vale (PP), que assumiu a presidência interina na última quarta-feira (20), após a renúncia de Juliana Sales. A vereadora, por ter sido a mais votada nas eleições 2020, ocupava a vaga por decisão judicial, com o objetivo de convocar novas eleições para eleição da Mesa Diretora. Após a sua desistência, Claudinho por ser o segundo mais votado, conduziu o pleito.

Leia: Suspensão da eleição da Câmara deixa nova-limenses perplexos

Leia: De última hora Tiago Tito entra mandado de segurança no TJMG

Quórum mínimo

De acordo com Procurador, o artigo 59, inciso IV do Regimento Interno da Câmara garante que em sessões “solenes ou especiais, realizar-se-ão com qualquer número de vereadores presentes”. E que a presença da maioria absoluta de vereadores ocorre somente para as reuniões ordinárias e extraordinárias, quando já formada a Mesa Diretora e iniciados os trabalhos legislativos.

A disputa

A decisão judicial proferida pelo Desembargador Dárcio Lopardi Mendes, no dia 8 deste mês, garantia a continuidade da sessão solene do dia 1º, com disputa entre a chapa 1 e 3.  No entanto, na última quarta (20), Álvaro Azevedo (Avante), renunciou à sua candidatura na chapa 3 e, Juliana, desistiu da Presidência da sessão.   O vereador “Boi” (PSL) foi indicado para disputar o lugar de Azevedo. O grupo opositor alegou que o processo foi uma manobra, já que Boi venceria Anisinho, em caso de desempate por idade.

+ Notícias de Nova Lima

A disputa ficou em 5×0, já que o grupo ligado a Álvaro Azevedo não participou da reunião, por discordarem da decisão do Desembargador Lopardi. Além disso, eles anunciaram na última quinta (21) que vão recorrer (da decisão), ou seja, o processo de composição.

Anisinho afirmou que a casa está “bem dizer parada por 21 dias” e que esse cenário vai mudar. “Aqui vai estar um guerreiro por vocês, das minorias, da classe média, da classe que representa os condomínios. Aqui vai ser a casa de todos, onde todos serão ouvidos. Todo imbroglio termina hoje, agora temos que por rédea na cidade, na parte do Legislativo, dando suporte ao Executivo para tudo que vier para Câmara ser discutido em alto nível, não sendo oposição ou situação e, sim, Nova Lima”, discursou.  Ele assume o cargo em meio à crise causada pelo novo Coronavírus e com votações futuras importantes como o Plano Diretor e o Plano de Saneamento Básico.

Anísio Clemente Filho, o Anisinho, tem 64 anos, exerce seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Nova Lima e já foi presidente do Villa Nova nos tempos de glória do Leão do Bonfim. Apaixonado por esporte, também já foi jogador do Villa e Secretário de Esporte e Lazer em Nova Lima. Tornou-se conhecido por apoiar e incentivar projetos esportivos e de recreação na cidade. Ele divide o comando da casa com Claudinho da Vale, eleito vice-presidente e Viviane Matos, Secretária da Mesa Diretora. Os votos de Tiago Almeida (PT) e Zelino (PP) completaram o placar.

Os vereadores Álvaro Azevedo, Juliana Sales e Tiago Tito estavam presentes na Câmara Municipal no momento da sessão mas, ao deixarem a casa, não quiseram se manifestar sobre o resultado da eleição.

Por Thiago Carvalho

Siga Jornal Minas nas redes sociais

Facebook Instagram Twitter Whatsapp 

Compartilhar esta notícia

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas