15/mar

Aversão alimentar em crianças pode ser tratada

A neofobia alimentar é um comportamento comum em crianças e adultos, caracterizado pela aversão a novos alimentos. A especialista Dra. Sylvia Ramuth, diretora de suporte médico do Emagrecentro, explica que essa condição pode afetar a saúde a longo prazo e ser tratada por meio da terapia de exposição

Neofobia alimentar é um medo irracional ou aversão a novas experiências gastronômicas e é frequentemente observada em crianças, que podem hesitar em experimentar novos alimentos ou atividades. Esse comportamento pode afetar o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial a longo prazo, por isso é importante ficar atento e procurar tratamento.

Segundo a Dra. Sylvia Ramuth, a neofobia alimentar é prevalente na infância, período de descobertas gustativas, táteis e olfativas que ocorre entre os dois e cinco anos de idade. A formação de hábitos alimentares nessa fase pode levar a restrições na ingestão de nutrientes necessários para a manutenção da homeostase corporal.

Para evitar mais danos à saúde da criança, é importante identificar precocemente a neofobia alimentar e buscar intervenção adequada. A terapia de exposição é uma opção eficaz, que consiste em introduzir gradualmente novas experiências alimentares em um ambiente seguro e controlado, com foco em uma alimentação saudável, criativa, divertida, afetiva e prazerosa.

Emagrecentro é uma referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, e oferece tratamentos a preços acessíveis. O método 4 fases, com direitos autorais e certificado internacionalmente, é um dos destaques da rede, que conta com 319 operações, incluindo unidades nos Estados Unidos e na Espanha com a bandeira Best Shape. Para mais informações, visite o site da Emagrecentro.

Por Carol Tavares
Foto: Freepik/gpointstudio

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas