11/dez

Com depoimentos emocionantes, Zelino dá voz a deficientes auditivos em Nova Lima

Na última quarta-feira, 11 de dezembro, a Câmara Municipal de Nova Lima realizou uma audiência pública, presidida pelo vereador ZeLino Santana, para discutir estratégias e fomentar políticas públicas em benefício dos deficientes auditivos. O evento contou com a presença de representantes do terceiro setor, do poder executivo, legislativo e membros da sociedade civil

O encontro proporcionou uma plataforma para diversos setores da comunidade apresentarem suas perspectivas e demandas em relação à inclusão e qualidade de vida dos deficientes auditivos em Nova Lima. Sob a liderança de ZeLino Santana, a audiência trouxe à tona depoimentos e experiências marcantes, delineando desafios e ressaltando a necessidade urgente de políticas públicas mais abrangentes.

Ronílson Lopes, pastor e fundador da Igreja Central dos Surdos em Belo Horizonte, trouxe à discussão sua trajetória de envolvimento desde a adolescência, destacando o apoio às famílias que enfrentam as complexidades vividas pelos surdos. A ênfase na Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma ferramenta importante para a comunicação foi sublinhada, considerando sua posição como a segunda língua mais falada no país, superando o inglês e o espanhol.

A pedagoga e professora de Libras, Rosimere Jesus Silva, conhecida como Tia Rose, falou sobre seu trabalho na prefeitura de Belo Horizonte e a importância das políticas públicas, ressaltando a necessidade de sua implementação pelos governos.

Já Maria das Graças Silva, avó de um menino surdo, compartilhou as dificuldades enfrentadas pelas famílias e a carência de intérpretes nos órgãos públicos de Nova Lima, sublinhando a necessidade de uma política pública direcionada aos deficientes auditivos.

A fala de Claudia Adriana Trindade, portadora de deficiência auditiva, trouxe uma perspectiva única ao compartilhar sua experiência profissional na cidade, evidenciando as oportunidades que teve e agradecendo pela chance de participar da audiência pública. Júlia do Nascimento, moradora surda de Nova Lima, abordou as dificuldades enfrentadas por sua família e a importância do evento na criação de políticas públicas para reduzir o preconceito e garantir o acesso à educação.

Rosimere Aparecida de Moraes, assistente social da prefeitura de Nova Lima, enfatizou a importância dos atendimentos realizados pelo CER III – Centro de Reabilitação Intelectual, Auditiva e Física na FAENOL.

Enilda Souza, mãe de Jhonata, cadeirante com deficiência auditiva, destacou as dificuldades enfrentadas em locais despreparados para receber pessoas com deficiência, expressando a esperança de que a audiência pública promova melhorias na qualidade de vida da comunidade surda.

Além da participação ativa do vereador ZeLino Santana, a audiência contou com a presença do presidente da Câmara de Nova Lima, Thiago Almeida, da vereadora Juliana Sales, dos secretários Abner Henrique e Djalma Junior, respectivamente, de Desenvolvimento Econômico e Cultura, e da secretária de Saúde, Alice Neto. O evento reforçou a necessidade de um compromisso coletivo na promoção de medidas eficazes em prol da inclusão e bem-estar dos deficientes auditivos em Nova Lima.

Por Jorge Marques
Foto: Redes Sociais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas