13/maio

Dia das Mães: estudo preserva a fertilidade de mulheres com câncer

Um estudo conduzido pela Universidade do Texas, em parceria com o IBCC Oncologia – São Camilo, mostrou que é possível aumentar as chances de gestação e preservar a fertilidade de mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero em estágio inicial

A chegada do Dia das Mães representa para algumas mulheres o desejo de engravidar. Porém, para aquelas diagnosticadas com câncer de colo de útero, a fertilidade pode ser comprometida devido aos procedimentos e tratamentos que essas pacientes são submetidas durante o tratamento da neoplasia.

O estudo ConCerv, proposto pela Universidade do Texas – MD Anderson Cancer Center, em parceria com o IBCC Oncologia – São Camilo, avaliou a segurança e viabilidade da cirurgia conservadora em mulheres com câncer de colo do útero em estágio inicial e baixo risco. Os resultados dessa pesquisa mostraram que essa técnica cirúrgica pode preservar a fertilidade dessas pacientes. A cirurgia de conização, realizada no estudo, remove tumores em formato de cone, sem a necessidade de retirar o útero. O médico do departamento de ginecologia do IBCC Oncologia – São Camilo, Dr. André Lopes, destaca que esse estudo pioneiro no mundo tem como objetivo realizar uma cirurgia menos radical que o tratamento atual, que além de causar infertilidade, pode trazer outras disfunções.

A pesquisa clínica recrutou 100 mulheres com diagnóstico em estágio inicial de câncer restrito ao colo do útero e conseguiu preservar a fertilidade de pacientes como Candy Maria Garcia, que foi diagnosticada com câncer há cinco anos. Ela participou do estudo e, após a cirurgia, teve sua primeira filha em fevereiro de 2021. Estudos clínicos como este reforçam a importância da pesquisa para o futuro da medicina e para o bem-estar da humanidade. No Brasil, cerca de 51 mil mulheres terão câncer de colo de útero até 2026, sendo que 90% dos casos podem ser prevenidos com a vacina nonavalente do HPV. Participar de estudos clínicos é fundamental para a evolução da medicina e pode ajudar muitas mulheres a realizar o sonho de ser mãe.

Por Fernanda da Cruz
Foto: Lyana Cabral / Instituto Vencer o Câncer

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas