21/abr

Entenda as diferenças entre yoga e pilates e seus benefícios

O yoga e o pilates são práticas de baixo impacto que atuam no condicionamento corporal e mental. Embora possuam semelhanças, as modalidades apresentam distinções em suas finalidades. Pedro Coelho, especialista em Educação Física da TotalPass, explica as principais diferenças entre as duas atividades físicas e os benefícios que proporcionam aos praticantes

O yoga e o pilates são atividades físicas que visam promover uma melhor qualidade de vida e ajudar a desacelerar o ritmo em meio à rotina agitada. Ambas as modalidades atuam no equilíbrio, condicionamento e movimento corporal, mas apresentam distinções em suas finalidades. Para auxiliar na escolha da modalidade ideal, Pedro Coelho, especialista em Educação Física da TotalPass, explica as principais diferenças entre as duas atividades físicas e os benefícios que proporcionam aos praticantes.

O yoga é uma modalidade que busca o equilíbrio físico e mental, utilizando técnicas de origem milenar indiana. Com a prática de exercícios respiratórios e movimentos corporais por meio da meditação, o yoga promove bem-estar e trabalha a questão postural. Além disso, a modalidade melhora o condicionamento físico, controla a pressão arterial e batimentos cardíacos, diminuindo sintomas mentais como estresse, ansiedade e preocupação excessiva. Com apenas um tapete como equipamento, o yoga também aumenta a concentração, sendo uma ótima opção para quem precisa de atenção minuciosa no trabalho e estudos.

Por outro lado, o pilates, criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, atua como uma ferramenta eficaz para o tratamento de patologias como artrite e artrose, além de combater problemas posturais. A modalidade busca desenvolver o autocontrole da mente sobre o próprio corpo, apresentando fundamentos básicos como centralização, concentração, controle, fluidez, precisão e respiração. Com a prática regular, o pilates melhora a consciência corporal, promove o aumento da densidade óssea, aumenta a flexibilidade e a resistência física. Diferentemente do yoga, que utiliza apenas um tapete, o pilates pode ser praticado com o peso do próprio corpo e com o auxílio de equipamentos próprios. A modalidade é eficaz no tratamento de problemas posturais como desvios e dores na coluna.

Conclusão: Ambas as modalidades podem ser praticadas por pessoas de diversas faixas etárias, com ou sem limitações, devido ao baixo impacto na execução dos exercícios. No entanto, é fundamental que os exercícios sejam orientados e acompanhados por um profissional qualificado. A partir das propostas e benefícios proporcionados pelo yoga e pilates, é possível alinhar o objetivo que deseja alcançar com os resultados entregues pela aplicação das técnicas.

Por Pérola Rodrigues
Foto: Divulgação/Freepik

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas