02/jan

Governo Lula marca para abril de 2024 leilão da BR-040 entre Nova Lima e Juiz de Fora

Em publicação no Diário Oficial da União em 19 de dezembro, o Ministério dos Transportes, sob o governo Lula, anunciou a licitação para o trecho da BR-040 entre Nova Lima e Juiz de Fora, em Minas Gerais. O leilão está programado para ocorrer em 11 de abril de 2024. A ANTT havia aprovado, com ressalvas, o edital para a concessão do trecho, que possui 232 quilômetros, no início do mês. O investimento previsto ao longo dos 30 anos de concessão ultrapassa R$ 9 bilhões

Anteriormente, o projeto abrangia o trecho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro (RJ). No entanto, devido a uma decisão do Ministério dos Transportes e novos estudos, o projeto foi modificado, dividindo-se em dois trechos: da grande BH a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. O edital precisou ser reaberto devido à desistência da concessionária inicialmente selecionada.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, enfatizou que a concessão visa garantir os investimentos necessários para modernizar uma rodovia essencial para mais de 1,2 milhão de habitantes. A BR-040 é uma via crucial, com alto fluxo de veículos, e o objetivo é elevar os níveis de serviço, a capacidade operacional e a segurança dos usuários.

O novo edital inclui a duplicação de quase 164 quilômetros da rodovia, a implantação de 42 km de faixas adicionais, mais de 15 km de vias marginais, e outras melhorias para otimizar o tráfego entre Juiz de Fora e Nova Lima na grande BH. Além disso, prevê a transição operacional entre a operadora atual, a Via 040, e a futura vencedora do certame. O leilão ocorrerá na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Por Jorge Marques
Foto: Reprodução

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas