17/maio

João Marcelo mostra força e aprova PPP de Iluminação Pública

Em outubro de 2021, o prefeito de Nova Lima pegou seu celular e iniciou um vídeo self esclarecendo para a população que os vereadores da cidade não haviam entendido o projeto enviado à Câmara, apesar do presidente Anisinho tê-lo engavetado por 8 meses. Porém hoje, 17 de maio de 2022, João Marcelo conseguiu aprovar o importante projeto para o município. Após o revés de 8×2 na primeira votação, os impressionantes 9 votos a favor (Unanimidade dos presentes) da PLO 2142/2022 demonstram a força que jovem político exerce no legislativo municipal. A vereadora Viviane Matos não participou da reunião alegando motivos de saúde.

Leia – Vereadores rejeitam projeto para redução de custos na iluminação pública de Nova Lima

O que é o projeto?

Conforme solicitação do vereador Danúbio (Cidadania) foi aprovado parecer conjunto na plenária do dia 03/05, para o projeto, que foi encaminhado às Comissões de Legislação e Justiça, Serviços Públicos Municipais e Orçamento, Finanças e Tomada de Contas que deram parecer favorável ao projeto do executivo nesta terça-feira (17). O PLO, aprovado por unanimidade, autoriza o Poder Executivo a delegar, por meio de parceria público-privada, os serviços de iluminação pública no Município de Nova.

A pedido também do vereador Danúbio, foi aprovado dispensa de interstício, o projeto foi votado em dois turnos nesta terça-feira. Aprovado por 9 votos, com exceção da vereadora Viviane Matos, ausente.

Comunidade sem iluminação

A troca de lâmpadas de sódio por LED realizada no último governo contemplou apenas 5 mil lâmpadas, restando cerca de 16 mil para serem trocadas em toda a cidade e quando um morador contacta a concessionária responsável pela troca das lâmpadas de Nova Lima, a empresa só realiza a troca das lâmpadas de sódio (as antigas chamadas amarelas).

Outro ponto importante é que as novas lâmpadas LED têm garantia de 05 anos, e inúmeras lâmpadas vêm falhando em toda a cidade. A redação do Jornal Minas recebe registros diários desses pontos na cidade de Nova Lima.

Benefícios previstos para a Nova Lima

  • Troca de 100% das luminárias para a tecnologia LED;
  • Economia de energia;
  • Padronização do parque de iluminação, de acordo com normas técnicas (NBR);
  • Sistema de telegestão (monitoramento remoto de luminárias);
  • Compartilhamento de riscos com o parceiro privado;
  • Possibilidade de implantação de novos serviços (acesso gratuito a Internet em praças públicas)
  • Integração com outros sistemas municipais;
  • Maior sensação de segurança e bem-estar para a população;
  • Melhores níveis de serviço e de atendimento ao cidadão;
  • Redução de acidentes noturnos;
  • Requalificação de áreas de convivência na cidade;
  • Redução do impacto ambiental;

Por Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas