16/nov

Mães mostram ferimentos de filhos em abrigo de Nova Lima

Nesta quinta-feira (16), a redação do Jornal Minas recebeu uma denúncia sobre agressões a crianças em um abrigo no bairro Quintas, em Nova Lima. Segundo relatos da mãe de uma das crianças feridas, sua filha foi levada ao hospital sem seu conhecimento na quarta-feira (15)

A mãe compartilhou imagens do braço ferido de sua filha de 6 anos, que sofreu um corte profundo, exigindo três pontos. A agressão, segundo ela, foi perpetrada por uma adolescente abrigada, que utilizou uma “Gillette”  para ferir a criança. A mãe diz não foi informada sobre o incidente pelos responsáveis pelo abrigo, mas sim por terceiros.

Outra mãe, que também tem um filho no abrigo, denunciou que seu filho foi alvo de ameaças e agressões anteriores. Apresentou um boletim e imagens de um incidente em 27 de setembro, no qual seu filho foi agredido por outro abrigado, resultando em hematomas visíveis, alegadamente causados por pedaços de pau.

A reportagem procurou respostas da Secretaria de Desenvolvimento Social, gerida pelo vereador licenciado Alvaro Azevedo, mas as informações fornecidas são contraditórias em relação aos relatos das mães.

A nota oficial da Secretaria alega que o incidente foi um fato isolado, ocorrendo por volta das 22 horas desta quarta-feira (15), quando uma acolhida em crise agrediu fisicamente outra acolhida. No entanto, fotos e boletim de ocorrência do dia 27 de setembro contradizem essa afirmação, indicando que tais eventos já ocorreram anteriormente não sendo um fato isolado.

A nota continua informando que, no momento do incidente, a guardiã legal acionou imediatamente os serviços de saúde e a Polícia Militar para proteger as envolvidas. As crianças foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Nova Lima, para atendimento médico, sendo liberadas posteriormente após avaliação médica.

Em 16 de novembro, a mãe de uma das acolhidas foi contatada e recebeu atendimento presencial, no qual foram explicadas todas as ações adotadas pelo Serviço. Essa informação contradiz os relatos da mãe, que afirma não ter sido oficialmente informadas e que soube dos ferimentos por terceiros.

Por fim, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social diz estar à disposição para esclarecimentos, respeitando o sigilo e a proteção impostos a casos que envolvem crianças e adolescentes, inclusive quanto ao endereço das unidades.

Veja Nota na íntegra: 

A Prefeitura de Nova Lima esclarece que, no dia 15 de novembro, por volta de 22 horas, ocorreu um fato isolado no Serviço de Acolhimento Institucional para criança e adolescente, que acarretou em ferimento em uma das acolhidas. Tratou-se de uma situação em que uma acolhida em crise agrediu fisicamente uma outra acolhida.

No momento do ocorrido, a guardiã legal acionou, imediatamente, os serviços de saúde e a Policia Militar para protegerem as envolvidas no caso. As acolhidas foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Nova Lima, para atendimento, sendo liberadas posteriormente após atendimento e avalição médica.

No dia 16 de novembro, foi realizado contato com a genitora de uma das acolhidas e feito atendimento presencial explicando toda a situação e os tramites adotados pelo Serviço, incluindo acionamento da Policia Militar, Registro de Boletim de Ocorrência, Representação da Reds, contato com o Serviço de Atendimento à Saúde Mental da Criança e Adolescente de Nova Lima, entre outros.

Importante salientar que todas as medidas possíveis foram tomadas para preservar a criança e a adolescente envolvidas na situação.

A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está à disposição para esclarecimentos, respeitando o sigilo e a proteção que é imposto no que se refere a acolhimentos que envolvem crianças e adolescentes, inclusive quanto ao endereço das unidades.

Por Gisele Maia
Foto: Reprodução

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas