03/abr

Mais de 90% das agressões contra crianças no Brasil acontecem dentro de casa, indica pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo ChildFund Brasil, com o apoio da The LEGO Foundation, revelou que mais de 90% das agressões e violências contra crianças no Brasil acontecem dentro de casa. O levantamento foi realizado entre outubro de 2022 e janeiro de 2023 e ouviu 698 pessoas, entre crianças, adolescentes, familiares e professores de crianças de zero a oito anos. Os questionários foram aplicados por telefone, de forma on-line e presencial.

Dos casos analisados, 72,7% aconteceram no local de moradia da vítima e do agressor, 15,7% na casa da vítima e 5,2% na casa do agressor. O restante dos casos ficou distribuído entre via pública (1,5%), casa de familiares (1%), ambiente virtual (0,8%), estabelecimento de ensino (0,5%) e de saúde (0,3%), por exemplo.

A pesquisa identificou que crianças com idades entre dois e quatro anos são as mais vulneráveis e que cerca de 300 milhões de crianças são regularmente submetidas a disciplina violenta por parte de seus cuidadores. As violências mais frequentes são as físicas, seguidas das psicológicas e torturas psicológicas, ameaças e alienação parental. A violação de direitos sociais e a negligência também foram identificadas.

A violência contra crianças no ambiente doméstico ainda é um problema invisível e restrito à esfera privada, o que dificulta sua identificação e mitigação. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2020, mostram que cerca de 50% da população com menos de 18 anos foi vítima de violência doméstica, perpetrada comumente por familiares ou pessoas próximas.

A pesquisa teve como objetivo identificar possíveis lacunas e entraves na prevenção e no enfrentamento das violências contra as crianças e auxiliar na identificação de possibilidades de atuação, tanto do Estado, quanto da sociedade civil e das organizações da sociedade civil na erradicação desse problema. O ChildFund Brasil é uma organização internacional que atua na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, enquanto a The LEGO Foundation busca redefinir o brincar e reimaginar o aprendizado, construindo um futuro no qual o aprender, por meio do brincar, seja um instrumento que possibilite o desenvolvimento das crianças para que se tornem pessoas criativas e engajadas.

Por Jéssica Amaral
Foto: Pixabay

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas