Danúbio Machado propõe homenagem a Amaro Sabino com nomeação de praça em Nova Lima
A Câmara Municipal de Nova Lima analisa o projeto de lei nº 2450/2024, de autoria do vereador Danúbio Macha ...
“Sem a música a vida seria um erro”! Sejam bem-vindos à coluna Nova Lima, Nossa Gente!
O Nova-limense
O músico e compositor Adriano Mineiro tem 48 anos, é casado e pai de quatro filhos: Aender, Andrey, Adriano Junior e Lisandra. O talento o acompanha desde criança, mas foi somente em 1989 que foi despertado para a carreira artística. No embalo do samba e do pagode, explosão musical na época, ele criou junto com os amigos o grupo musical “Só entusiasmo”. Mais tarde, o conjunto se tornou “A banda do Marcão”, como é conhecida hoje e se tornou sucesso em toda Minas Gerais.
O músico também participou do grupo de samba “Doce Tentação”, que concorreu ao prêmio do 1º festival da canção em Nova Lima e levou o 2º lugar. Fez parte ainda do“Tô a Toa”, Anakilô e Emoções a Mais”, este último, se transformou no grupo “Carisma” de Belo Horizonte. Atualmente, Adriano é integrante do Grupo “Sambuteko”.
A paixão pela música
Adriano Mineiro diz que cantar e compor são suas maiores paixões e ver suas canções sendo gravadas em outras vozes Brasil afora o enchem de alegria.
Ele tem dois CDs gravados, sendo o primeiro “Malandriano”, lançado no Rio de Janeiro em 2018 e, o segundo, “Samba de Minas”, lançado em 2019. Atualmente está se preparando para lançar o terceiro trabalho, intitulado “Adriano Mineiro e convidados”, que estará disponível no dia 31 de março em todas as plataformas digitais.
Ver essa foto no Instagram
Adriano, Banda Sambuteko e Shows
Na estrada desde 2015, Adriano e Banda arrastam multidões por ande passam. Os shows são marcados por composições autorais de forró, samba, pagode, sertanejo universitário, samba enredo, que contagiam e levam alegria e descontração entre montanhas mineiras. No município, além de shows particulares, o grupo é presença constante em festas como o Carnaval, Festa do cavalo, Sexta na Feira, Festas de Nossa Senhora do Pilar e Santo Antônio.
Em 2019, participaram do festival da canção “Bom Será”, conquistando o 2º lugar com a música “Lino”, cuja composição é uma homenagem ao seu pai.
Carnaval, Escolas de Samba e Compositores de Minas
Adriano é uma figura atuante na cidade e sua contribuição musical vai além das apresentações com a banda. Ele também é compositor de vários sambas enredos, sendo um dos intérpretes da escola de samba “Unidos do Rosário”. Apaixonado pela maior festa nacional, ele sente com pesar a cidade não vivenciar, como outrora, o carnaval nos barracões.
Outra iniciativa de Adriano Mineiro é o projeto Compositores de Minas, do qual ele é o fundador. Lançado em 2018, o empreendimento estimula o lançamento de músicas de compositores mineiros no cenário nacional.
Adriano também é um dos diretores do projeto cultural “De candeia a Guineto” e apresentador de um programa de entrevistas. Na atração, ele já recebeu vários compositores famosos como Adilson Bispo, Marquinho China, Mito, Darcy Maravilha.
Música e Pandemia
A pandemia assola o mundo e além da dor pela perda de tantas vítimas, profissionais do entretenimento sofrem duplamente com a falta de oportunidade de trabalho nesse período. Segundo Adriano, centenas de pessoas vivem da música e não recebem do Poder Público apoio necessário diante desse cenário. Mas ele se diz confiante e espera que “essa gestão faça diferente e crie uma alternativa para compensar a ausência de shows”.
Apaixonado por Nova Lima e pelo samba, enaltecendo o nome da cidade em todo o país, Adriano Mineiro, é nossa gente!
Valorize o artista. Sigam nas redes sociais.
Facebook e Youtube: @adrianomineiro
Instagram: @adrianomineiro2019
Obrigado a todos pela leitura.
Um forte abraço e até a próxima sexta-feira!
Leia:
Siga Jornal Minas nas redes sociais
Facebook Instagram Twitter Whatsapp
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário