31/maio

Nova Lima oferece tratamento para combater o tabagismo

A prefeitura de Nova Lima está empenhada em conscientizar a população sobre os danos causados pelo tabagismo, por meio da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado hoje, 31 de maio

Com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao consumo de tabaco, a iniciativa destaca os perigos tanto dos cigarros convencionais quanto dos eletrônicos, charutos, cachimbos e outros produtos derivados do tabaco.

Desde sua criação em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco tem sido um lembrete importante sobre os malefícios do tabagismo para a saúde. Agora, com a pandemia do Coronavírus, surge um novo alerta sobre os riscos associados ao consumo de tabaco, que podem agravar os efeitos da doença.

Para ajudar os fumantes a abandonar o vício, a gestão municipal está oferecendo tratamento gratuito contra o tabagismo. O programa antitabagismo, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, conta com atendimento individual, realizado por profissionais qualificados, como médicos e psicólogos, além da participação em grupos de apoio.

Parar de fumar traz uma série de benefícios imediatos para a saúde. Logo no primeiro minuto sem o tabaco, o ritmo cardíaco e a pressão voltam a se estabilizar. Em um dia sem fumar, já é possível sentir melhora na respiração e nos níveis de oxigênio no organismo. A partir do segundo dia, o paladar e o olfato começam a recuperar-se. Entre 1 e 9 meses, os níveis de circulação e energia melhoram, facilitando a prática de atividades físicas. De 1 a 5 anos sem fumar, diminui significativamente o risco de AVC e doenças cardíacas. Após 10 anos, o risco de doença é equivalente ao de uma pessoa que nunca fumou.

Aproveite o Dia Mundial Sem Tabaco como um incentivo para cuidar da sua saúde e dar um passo importante em direção a uma vida livre do cigarro.

Por Gisele Maia

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas