20/mar

Nova Lima suspende coletas de exames de rotina devido à epidemia de Dengue

Em resposta à epidemia de Dengue que tem afetado a cidade de Nova Lima, a Prefeitura anunciou a suspensão temporária das coletas de exames de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Laboratório Municipal. A medida visa priorizar os exames relacionados à Dengue, dada a crescente demanda por esses serviços

A suspensão das coletas de exames de rotina nas UBS e no Laboratório Municipal não representa uma interrupção completa dos serviços de saúde, mas sim uma reorganização para lidar com a alta demanda gerada pela epidemia de Dengue. Os pacientes que necessitam de exames considerados prioritários, como gestantes, controle de RNI, avaliação de risco cirúrgico, entre outros, ainda terão acesso aos serviços, que serão realizados no Laboratório Municipal e nas UBS da região noroeste.

É importante ressaltar que o fluxo de coleta para diagnóstico e monitoramento da Dengue nas UBS permanece inalterado, garantindo assim a assistência necessária aos pacientes afetados pela doença. As equipes de saúde estão trabalhando para orientar os pacientes e assegurar que todos recebam o atendimento adequado.

Segue abaixo a lista de exames prioritários:

  • Gestantes;
  • Controle de RNI;
  • Avaliação de Risco Cirúrgico;
  • PPD (realizado às segundas, terças e sextas-feiras);
  • Espermograma (mediante agendamento, realizado às quartas-feiras);
  • Avaliação para Hanseníase;
  • Usuários com doenças crônicas de alto risco cardiovascular ou outras condições clínicas graves, mediante justificativa no pedido.

A Prefeitura de Nova Lima ressalta que o fluxo de coleta para diagnóstico e monitoramento da Dengue nas UBS permanece inalterado, garantindo assim a assistência necessária aos pacientes afetados pela doença.

Por Gisele Maia
Foto: Divulgação/PMNL

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas