05/jun

Nova-limense promove rifa solidária para manter sua mobilidade

Arnaldo Lisboa é um nova-limense que há quase 20 anos convive com os desafios de ser uma pessoa com deficiência (PcD). Diagnosticado em 2006 com uma inflamação na medula, Arnaldo teve de se readaptar nos últimos anos com sua nova vida. A condição, decorrente de um contágio por esquistossomose, conhecida também por xistose, afetou a musculatura das pernas, limitando sua locomoção. “Comecei a sentir uma fraqueza muscular nas pernas e já não conseguia correr como antes”, conta. Desde então, começou a sua jornada de reintegração física e a luta para conter os avanços da debilidade. Ele explica que começou a fazer a fisioterapia no mesmo ano, “o que ajudou na estabilidade e na melhora da locomoção”.

No entanto, além das terapias necessárias para manter a qualidade de vida, a sua independência nas atividades diárias exige um ambiente adaptado à sua condição de cadeirante.
Neste momento, Arnaldo está em busca de apoio e solidariedade para arrecadar os recursos necessários para consertar a caixa de câmbio de seu carro adaptado. Sua mobilidade está diretamente ligada a esse veículo, necessário para ir às suas sessões de fisioterapia, consultas médicas e demais atividades cotidianas.
Para isso, ele está promovendo uma campanha por meio de uma rifa, para arrecadar R$ 8 mil para o conserto. Com o apoio de amigos e empresários locais que cederam serviços e produtos como premiação na rifa, ele espera atingir seu objetivo, além de dar mais visibilidade à causa dos portadores PcD.

Arnaldo destaca o engajamento e a solidariedade da população de Nova Lima, que se mostra disposta a ajudar. No entanto, ele também precisa lidar com aqueles que não são capazes de reconhecer a capacidade e o valor da pessoa com deficiência. Ele ressalta que é importante que as pessoas compreendam que mesmo com suas limitações, o portador PcD deve ser respeitado e ter seu espaço garantido. “Infelizmente no mundo que vivemos ainda têm pessoas que não nos respeitam e acha que é melhor”, diz. Além disso, ele enfatiza a importância de promover “a conscientização e a empatia em nossa sociedade”.
Apesar disso, Arnaldo tem em sua história de vida e luta por integração social, muito mais respostas positivas da sociedade do que preconceito.

O maior desafio, segundo ele, continua sendo a mobilidade urbana que ainda é deficitária em alguns pontos. Para ele, a cidade de Nova Lima, embora seja aconchegante e maravilhosa para se viver, enfrenta obstáculos em termos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Arnaldo ressalta a falta de rampas e a dificuldade de acesso nas praças, e evidencia que ainda há muito a ser feito nessa questão. Defensor incansável da importância da inclusão, ele espera maior conscientização da sociedade e a promoção de mudanças significativas, principalmente a partir de iniciativas do poder público.

Apesar das adversidades, seu espírito resiliente e determinado o mantém focado em seus sonhos e projetos futuros. Ele anseia por uma vida com maior independência emocional e física, buscando constantemente uma condição melhor para si mesmo. Arnaldo acredita que, com empatia e sensibilização, a sociedade pode progredir e superar as barreiras que impedem a inclusão plena das pessoas com deficiência.
Ele encara cada obstáculo como uma oportunidade de se superar e alcançar o melhor que a vida tem a oferecer. “Deus não coloca limites em ninguém, ele apenas te dá condições para superar as suas limitações, mostra que você é capaz de ir mais além para realizar seus sonhos”.

A rifa, que será realizada no dia 25 de junho e tem um custo de R$20 por bilhete, transcende da melhoria da qualidade de vida de Arnaldo, pois cada gesto de solidariedade conta e faz a diferença na vida daqueles que lutam por uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Para participar dessa corrente de solidariedade, adquira o seu bilhete online pelo link: https://rifa.digital/s/acao-entre-amigos-naldo558656

Faça parte dessa iniciativa e contribua para a causa de Arnaldo!

Por Ana Carina
Foto: Rede social

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas