27/nov

Pela 1ª vez na história, Câmara de Nova Lima tem uma mulher na galeria de ex-presidentes

A galeria dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Nova Lima amanheceu diferente nessa sexta-feira (26): ela recebeu a foto da única mulher a presidir a Casa nos seus 73 anos desde a primeira eleição reconhecidamente democrática no país. A dona do posto é a vereadora Juliana Sales (Cidadania), mulher mais votada da história da cidade figurando como a primeira mulher no hall dos presidentes. O mural, na entrada da Câmara, até ontem composto unicamente por homens, agora figura com uma representante mulher entre seus retratos.

Leia: Em um dia galeria de ex-presidentes da Câmara de Nova Lima ganha quatro representantes

Juliana, além de primeira mulher a presidir a Câmara, é também a primeira mulher LGBT na presidência do parlamento e a mais jovem da história do Legislativo nova-limense. A vereadora tem sua vereança marcada por projetos de lei inclusivos em prol de mulheres, população LGBTQIA+, pessoas com transtorno do espectro autista, além de propostas voltadas para a proteção animal.

A vereadora avalia esse momento como um marco de ruptura histórica na cidade, marcada por uma cultura em que homens ocupam majoritariamente os espaços de poder e os espaços de representatividade. “Rompemos um ciclo histórico de exclusão de gênero e iniciamos uma era em que lugar de mulher é onde ela quiser e onde ela se pertencer. Esse quadro na parede representa uma luta de séculos. Quem venham mais mulheres, mais Marielles, mais Marias, mais Janaínas, mais Berthas, mais Tábatas, mais Dudas, mais Áureas, e tantas outras. Que venha a representatividade da nossa sociedade. Essa nossa conquista é uma foto na parede e um quadro na história”, relata emocionada a vereadora. Pelas redes sociais, a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Nely Aquino, parabenizou a vereadora: “parabéns por fazer história em Nova Lima! Que isso seja mais um incentivo às mulheres ocuparem cargos de discussão e decisão no País!”

Por Gisele Maia

O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas