16/maio

Podólogos reivindicam regulamentação da profissão na ALMG


Podólogos de Minas Gerais participaram de uma reunião na Assembleia Legislativa (ALMG) para reivindicar a regulamentação da profissão. Durante o encontro, eles destacaram a importância do trabalho não apenas para a estética, mas também para prevenir problemas de saúde, como o pé diabético

Durante a reunião realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da ALMG, os podólogos expuseram a relevância do seu trabalho na prevenção de complicações graves, como amputações, em pacientes com diabetes. O pé diabético é uma condição que pode causar infecções e problemas de circulação, tornando-se uma ameaça à integridade dos pés.

A podóloga Andrea Medeiros ressaltou que o olhar atento dos profissionais pode fazer a diferença na vida dos pacientes diabéticos, evitando amputações e agravos de saúde decorrentes da diabetes. A médica endocrinologista Maria Regina Calsolari Pereira de Sousa reforçou a importância do trabalho dos podólogos ao relatar sua experiência no Ambulatório Preventivo do Pé Diabético da Santa Casa de Belo Horizonte, onde equipes multidisciplinares atendem pacientes diabéticos. Ela ressaltou que a atuação dos podólogos pode representar uma economia significativa de recursos públicos, ao evitar os altos custos das cirurgias de amputação.

A podóloga Poliane Corrêa destacou que a podologia também pode beneficiar pacientes oncológicos e aqueles que fazem hemodiálise, contribuindo para evitar cirurgias nos pés e auxiliando no tratamento de micoses.

A médica endocrinologista Janice Sepulveda Reis defendeu a regulamentação da profissão como uma medida fundamental para garantir a segurança dos pacientes, evitando que pessoas sem qualificação exerçam a atividade e coloquem em risco a vida das pessoas.

A deputada Ana Paula Siqueira, que solicitou a audiência, ressaltou a importância da regulamentação da profissão de podólogo e a inclusão dessa pauta como uma das prioridades de seu mandato. Ela é autora de projetos de lei que visam instituir uma política estadual de estímulo à podologia e regular o exercício da profissão. Em âmbito nacional, o Senado aprovou um Projeto de Lei Complementar que regulamenta a profissão, estabelecendo critérios para o exercício da atividade. Agora, o projeto aguarda aprovação na Câmara dos Deputados.

Com a regulamentação da profissão, os podólogos poderão atuar com respaldo legal, garantindo a segurança dos pacientes e contribuindo de forma significativa na prevenção de amputações e no cuidado com a saúde dos pés.

Por Jorge Marques
Foto: Clarissa Barçante/ALMG

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas