20/maio

Wesley de Jesus ajuíza ação contra AngloGold em favor dos moradores do Galo

Advogado e ex-vereador de Nova Lima, Wesley de Jesus, luta pelos direitos dos moradores do bairro Galo e ajuíza Ação Coletiva contra a Mineradora AngloGold Ashanti, exigindo indenização de 100 mil reais para cada morador, além da desvalorização dos imóveis

Na última semana, o advogado renomado Wesley de Jesus, que já foi presidente da associação do bairro Galo por 12 anos, ajuizou uma Ação Coletiva contra a  Mineradora AngloGold Ashanti, em Nova Lima. Segundo Wesley, a instabilidade da barragem localizada na Planta Industrial Queiroz tem gerado não apenas abalos psicológicos, mas também coloca em risco a vida dos moradores, além de desvalorizar seus imóveis.

Localizada na Zona de Autossalvamento das barragens da AngloGold, a comunidade do Galo vive com o constante medo de um possível rompimento. De acordo com especialistas, em caso de emergência, os moradores teriam apenas alguns  segundos para buscar abrigo. Wesley de Jesus ressalta que a empresa negligenciou a segurança dos moradores ao não instalar equipamentos obrigatórios, como sirenes e placas de alerta. Além disso, a AngloGold Ashanti está sendo acusada de ocultar das autoridades competentes a real situação das barragens localizadas no bairro Galo.

A ação movida pelo advogado tem como objetivo garantir justiça para os moradores, o pedido de indenização é de 100 mil reais para cada morador, além do valor correspondente à desvalorização dos imóveis. Caso seja condenada, a Mineradora AngloGold Ashanti poderá enfrentar um montante impressionante de aproximadamente 150 milhões de reais em indenizações somente para os residentes do bairro Galo.

Wesley, conhecido por seu histórico de luta em prol das comunidades vizinhas a mineradoras, já ajuizou diversas ações contra a mineradora Vale no último ano, buscando garantir supostos direitos dos moradores de Honório Bicalho, Santa Rita e Bela Fama.

Por Gisele Maia
Foto: Divulgação

 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas