06/jul

Câmara de Rio Acima analisa nesta quinta, relatório de Comissão que analisa pedido de cassação de parlamentar


A Câmara Municipal de Rio Acima coloca em votação nesta quinta-feira (6) o relatório da Comissão Processante (CP), formada com base em denúncia apresentada pelo advogado Mariel Marra, com o objetivo de análise sobre infração político-administrativa, em tese, contra o parlamentar Ricardo Henrique Vieira “Panela”

Leia mais: Câmara de Rio Acima recebe pedido de cassação do vereador Ricardo Panela

A CP foi formada em 2 de maio, presidida pelo vereador Altair de Moraes, com relatoria de Luís Augusto Mendes e Rayane da Silva, como membro. Entre o dia da formação e final de junho, foram juntados novos documentos, ouvidos nove pessoas como testemunhas e informantes, além da defesa, que foi protocolada por escrito e também, além de outiva do próprio parlamentar, acompanhado de seu advogado.

“Todo rito processual se deu em atendimento aos princípios do contraditório e ampla-defesa, nos termos da lei, o próprio vereador, que acompanha o procedimento junto ao seu advogado, as oitavas, e acessou os mecanismos de defesa previstos neste tipo de situação” declara a Câmara Municipal.

O relatório que será lido tem 32 páginas, foi apresentado para a Comissão no dia 26, sendo preliminarmente analisado pelos seus membros, e agora segue para análise do plenário, que é quem dá a palavra final ao processo.

A representação

O advogado Mariel Marra protocolou o pedido ainda em abril. Como orienta o Regimento Interno da Casa, foi necessário análise de todos os vereadores (plenário) para aceitação.

Neste caso, houve empate em 3×3, devido à ausência do vereador Vanderci das Dores, o “Leci do Esporte”. Coube ao presidente Helberth Rodrigues, o voto de desempate, conforme determina regimento interno da Casa. O vereador denunciado também não votou.

Na peça, Mariel aponta para possível quebra de docoro parlamentar por parte de Vieira, sob argumento de que o vereador vem desempenhado, de forma indevida, funções de chefia na Secretaria Municipal de Esportes (SEMEL), na qual é lotado como vigia -por ser concursado- *porém é visto em diversas ocasiões como figura chave da SEMEL, inclusive representando a pasta em eventos oficiais*.

O documento aponta também que Ricardo Vieira realiza horas extras em quantidades exorbitantes, fora do que prevê o edital do seu concurso, em horário noturno, mesmo frequentando a Escola Municipal Honorina Gianetti, pelo EJA, teriam causado, na visão de Mariel Marra causou prejuízo aos cofres públicos.

O relatório da CP deve ser lido às 15 horas, nesta quinta-feira, no Espaço Koolping, onde a Câmara está se reunindo devido a obra no prédio do Legislativo.

Comissão

  • Presidente: Altair de Moraes “Chico Motos”, do União Brasil
  • Relator: Luís Augusto Mendes, do Partido Progressista
  • Membro: Rayane da Silva (PDT).

Vereadores que votaram pela admissibilidade do processo:

  • Luís Augusto Mendes, Oderaldo Ribeiro, Rayane da Silva.

Contra admissibilidade:

  • Altair de Moraes, Ivanildo da Rocha “do Gás”, Osvaldo Eduardo “Cara Suja”

Por Thiago Carvalho
Foto: DIvulgação CMRA

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas