28/jun

Roberto Vascon promove rifas após seu ateliê ser devastado por ciclone no Sul do Brasil

O designer de bolsas e artigos de couro, Roberto Vascon, está promovendo rifa que sorteará um quadro ou um tapete de sua autoria no dia 20 de julho. O designer é uma das vítimas do ciclone que atingiu parte do Rio Grande do Sul na semana passada, o que o levou a angariar recursos para recuperar os prejuízos. Localizado  na cidade Gaúcha de Lindolfo Collor, seu estúdio também ficou debaixo d’agua ocasionando a perda de todo seu maquinário e matéria-prima para a produção

Ele conta que perdeu quatro máquinas, incluindo um balancim, avaliado em R$ 20 mil, uma máquina de chanfrar couro e outra de costura especializada. Além disso, cerca de 200 peles de couro destinadas à fabricação de bolsas, quadros e tapetes foram danificadas. Os moldes, cuidadosamente criados pelo artista e usados para o corte das peças também foram perdidos, o que gerou grande pesar ao designer.

No entanto, o “mago das bolsas”, como Vascon ficou mundialmente conhecido, tem uma das principais características a sua resiliência diante das adversidades. Ex-morador de rua que construiu entre as décadas de 1980 e 1990 um império das bolsas em Nova York e atendeu personalidades famosas como Aretha Franklin, Nina Simone e Madonna, Vascon não reclama. “São desígnios de Deus e não podemos lamentar. Já me reergui quatro vezes na vida e não vai ser isso que vai me derrubar”, declara.

Como em ocasiões anteriores, quando as adversidades o obrigaram a recomeçar do zero, em vez de se entregar à tristeza, ele direciona toda a sua energia para a ação. O valor arrecadado pela rifa será utilizado na aquisição de novos maquinários e reinício da produção de seus artigos. O sorteio será feito em uma live que Vascon realizará com seus fãs de todo o Brasil no dia 20 de julho.

Entenda a tragédia do sul:

O ciclone extratropical que atingiu o estado do Rio do Grande do Sul entre os dias 15 e 16 de junho, especialmente a cidade onde se localiza o ateliê de Roberto Vascon, foi considerado o maior desastre natural relacionado a chuvas dos últimos 40 anos, de acordo com o governo.
Dezenas de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas devido ao avanço rápido das águas do Rio Feitoria, que atravessa a região. O Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar tiveram que intervir, resgatando e auxiliando os feridos.

Roberto convive com a população há dois anos, quando decidiu dividir a sua produção em duas etapas. A primeira, que consiste no corte e costura, por questão logística é realizada na cidade atingida por ser considerada a capital dos tapetes de couro. A segunda é realizada em Nova Lima, onde Vascon reside atualmente e finaliza as peças.

Demonstrando sua preocupação com a comunidade, Vascon voltou à Lindolfo Collor na última sexta-feira para auxiliar na limpeza do seu espaço e também levar roupas e alimentos para os moradores que perderam tudo. Mesmo diante de suas próprias perdas e o desafio de restabelecer o seu trabalho, ele mantém a compaixão e a solidariedade como prioridades buscando levar apoio e esperança às mais de seis mil pessoas da cidade que dependem da produção de artigos de couro.

Para adquirir a rifa, entre em contato com Roberto Vascon pelo telefone (31) 99336-3292. O prêmio consiste em uma obra de arte exclusiva do talentoso artista, que atualmente se dedica a dois projetos envolvendo arte em couro: a releitura dos quadros de Picasso e tapetes inspirados nos ladrilhos portugueses do século XVII. O ganhador terá a oportunidade de escolher uma das obras, cada uma delas avaliadas em aproximadamente R$ 8 mil.

Caso não participe da rifa mas queira ajudar o designer a reconstruir seu ateliê, também pode contribuir com qualquer valor pelo pix 41754867634 em nome de Eli Roberto de Vasconcelos Matos.

Por Ana Carina

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas