12/ago

População de olho na Câmara: Vídeos sobre cassação de Tito batem recorde de visualizações

Pela primeira vez em Nova Lima em que um vereador é preso e denunciado e pode ser cassado por quebra de decoro parlamentar, outro fato inédito que chama a atenção é a participação da população nova-limense. Os vídeos da Comissão Processante Especial, responsável por investigar a quebra de decoro parlamentar por parte de Tiago Tito preso desde o dia 11 de maio, já totalizam a marca de mais de 10 mil visualizações no YouTube da casa legislativa. As reuniões virtuais destronaram o vídeo da eleição da mesa diretora e demonstram que Nova Lima está atenta aos atos dos vereadores.

As altas nas visualizações dos vídeos que tratam da cassação de Tito também explicitam como os últimos acontecimentos foram marcantes para a população da cidade, escandalizada pelas atitudes praticadas por aquele que deveria representar a população.

Grupos de moradores debatem as oitivas 

Outro fato interessante é o comportamento dos grupos de whatsapp e redes sociais de Nova Lima, que em tempo real discutiam sobre o depoimento de uma ou outra testemunha. O assunto mais comentado ficou a cargo da forma “descontrolada e agressiva” protagonizada por Tiago Tito  em relação a presidente da CPE, a vereadora Juliana Sales, Viviane Matos e as testemunhas mulheres. O ato desrespeitoso arrancou a indignação tanto de homens e mulheres da cidade, demonstrando o total descontentamento da população com a atitude do acusado.

Depoimento de Tito 

O depoimento que deve finalizar esta fase de oitivas do processo de cassação será o do próprio acusado. A reunião acontecerá nesta sexta-feira (13) e também será transmitida pelo canal da Câmara Municipal de Nova Lima pelo YouTube.

Análise política

Ver a participação massiva da população de Nova Lima aquece o sangue político que corre em minhas veias, sim, eu fico feliz. Por óbvio minha felicidade não é pela situação lastimável e indecorosa que a cidade vem defrontando, contudo percebo que a cidade abriu os olhos para a política. Não a política de campanha eleitoral das fotos, do tapinha nas costas, dos beijinhos e abraços aos eleitores, não essa. A população abriu os seus olhos para o que chamamos de realpolitk.

O povo nova-limense se aguçou para a política em detrimento de noções ideológicas. Para a realidade de atitudes políticas que são coercitivas, imorais e maquiavélicas. A política como Ela É. Não deveria ser assim, no fundo, a lei e a prática jurídica podem se voltar a edificar os padrões morais de uma sociedade ou se amoldar à degradação do padrão já estabelecido. A naturalização do conceito de “rachadinha” faz com que não só os criminosos se sintam seguros para continuar a prática, mas com que as instituições se sintam confortáveis em tratar como ‘coisa da política’, o que jamais poderia ser.

O trabalho da Comissão Processante tem sido impecável. Para mim, o confronto dessa realidade é a única forma de mudá-la.

Por Thiago Carvalho

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas