11/nov

Crianças nova-limenses brilham em campeonatos de judô e jiu-jitsu do Banco do Brasil

O mês de outubro terminou com uma coleção de medalhas conquistadas por crianças nova-limenses no campeonato AABB e BBJ Storm Kids, realizados em Belo Horizonte

A competição da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no dia 28 de outubro, foi representada por 11 crianças nova-limenses da Escola Municipal Dulce Santos Jones. A disputa rendeu medalhas aos alunos Evely Silva e Sara Oliveira que lograram o primeiro lugar, Lorrayne Oliveira, Davi Thalles e Estela Januário que levaram o segundo e Emilly Lopes que garantiu o terceiro.

Além dos medalhistas, o torneio também teve disputas educativas por meio do Festival Infantil Sub 7 e Sub 9. Realizado com o objetivo de estimular o esporte, a luta foi finalizada com todas as crianças participantes vencedoras. Daniel Santiago, Raul Guimarães, Victoria Silva e Heitor Bastos foram os representantes nova-limenses da categoria.

A vitória da atleta Emily teve um significado especial. A jovem é portadora PcD, portanto, pode concorrer na categoria inclusiva. O instrutor Pedro Alpha, no entanto, responsável pelo treinamento das crianças participantes, salienta que ela também disputa na categoria normal, tendo conseguido o título como resultado de muita garra e determinação.

Outra vitória nova-limense foi o cinturão que Heitor Bastos conquistou no BBJ Storm Kids. O torneio, realizado no dia 29 de outubro é um projeto do campeão sul-americano de jiu-jitsu Cláudio Matos, o Caloquinha e é considerado o maior campeonato infantil de jiu-jitsu de Minas Gerais.

Pedro Alpha explica que estas competições desempenham um papel crucial na exploração do potencial dos atletas e na superação de desafios. Alguns alunos têm menos de um ano de treinamento, mas mesmo com poucos meses de prática, eles têm brilhado nos tatames. Pedro conta que, no início do ano, muitos desses atletas careciam da determinação necessária para competir e perseguir seus sonhos. “Ao se engajarem, descobrem sua força, coragem e a vontade necessária para se desenvolver e superar obstáculos, valores essenciais ao longo da vida”, diz. O professor também destaca que os certames “são a base fundamental para que possam almejar participar das Olimpíadas escolares e, eventualmente, dos Jogos Olímpicos de verão, a cada quatro anos”.

A fórmula do sucesso é o treinamento levado a sério. Desde o início do ano, Pedro conta que as crianças iniciaram a prática no ambiente escolar em período integral. Com aulas pela manhã e treinos duas vezes por semana na escola, o nível competitivo exigido nessas competições as motivou a treinar não só na escola, mas também fora dela. “Convidei os pais a incentivá-los a treinar em academias, complementando assim sua preparação para os torneios e garantindo melhores resultados”, diz.

O impacto do judô vai além do pódio, e os próprios estudantes atestam essa transformação. Evely Silva, de 10 anos, vitoriosa em sua categoria, enfatiza a importância das lições pra vida aprendidas no esporte. “Sou muito grata pelo judô na minha vida, pois precisa de empatia, disciplina, respeito e se colocar no lugar do próximo. A minha mãe fica muito orgulhosa por eu ter ganhado o primeiro lugar. Fiquei emocionada e minha mãe também”, relata.

Lorrayne, por sua vez, aos 11 anos, expressa gratidão ao esporte. “Eu participei de dois campeonatos e consegui as medalhas de primeiro e segundo lugar. Sou muito grata pelo judô pois me ensinou a ter muita disciplina”, conta.

A cidade celebra não apenas as medalhas conquistadas, mas a transformação de seus jovens atletas, construindo um futuro de força, garra e determinação para enfrentar desafios, dentro e fora dos tatames.

Por Ana Carina Rodrigues
Foto: Redes Sociais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas