22/fev

Prefeitura de Nova Lima amplia cobertura do Passe Estudantil

O Governo Municipal amplia a cobertura do programa Passe Estudantil para estudantes de famílias que vivem com renda per capita de até um salário mínimo e meio; desde 2019 era menor ou igual a meio salário mínimo. O benefício concede o auxílio por meio de cartão magnético a estudantes que necessitam de transporte municipal ou intermunicipal para acessar a unidade de ensino.

Com a ampliação, a estimativa é que haja um aumento de aproximadamente 50% de estudantes contemplados pelo programa. No cadastro realizado em 2020, cujo processo foi paralisado devido à pandemia da Covid-19, haviam 699 estudantes beneficiados.

Leia: Nova Lima sem vacina e sem auxílio após ação movida pelo
Leia: Danúbio acusa Juliana Sales de ilegalidades e consegue liminar

A partir deste ano, o programa favorecerá a entrada e permanência de cerca de mais de 300 nova-limenses nos cursos de qualificação profissional, superior e técnico, uma iniciativa que contribui para promover o fortalecimento social das famílias, na medida em que desonera os beneficiários com o custo de transporte para as instituições de ensino e, assim, reflete diretamente na manutenção do seu bem-estar social, inclusive nesse momento da pandemia do novo coronavírus que ocasionou consequências financeiras para várias famílias.

A inscrição para ter acesso ao Passe Estudantil será aberta quando as aulas presenciais retornarem. Todas as informações serão amplamente divulgadas nos meios de comunicação oficial da Prefeitura.

Requisitos

O Programa Passe Estudantil tem como requisitos para inscrição: estar regularmente matriculado e frequente presencialmente em cursos de qualificação/requalificação, superior e técnico, cuja duração seja no mínimo de três meses, com frequência mínima de duas vezes por semana; possuir renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio; residir a mais de 2 quilômetros do estabelecimento de ensino e morar no município há no mínimo um ano para moradores da Região Noroeste, e dois anos, no caso de moradores das demais regiões. 

Bolsa Formatec para estudantes

Outro benefício concedido pelo Governo Municipal é voltado para os nova-limenses que desejam retomar os estudos. O Programa Bolsa Formatec concederá bolsas de estudo  – parcial e integral – para o curso médio com formação técnica em Administração.  Isso foi possível graças ao convênio firmado entre a Prefeitura e a Escola de Formação Gerencial Sebrae Nova Lima que vai possibilitar aos candidatos aprovados em processo seletivo da instituição de ensino o acesso ao curso.

Ao todo, serão 40 bolsas por ano, que variam de 10% a 100%, a estudantes residentes em Nova Lima que possuem renda per capita de até dois salários mínimos. O benefício para candidatos cujas famílias são beneficiárias do Programa Municipal Vida Nova e do Bolsa Família será integral; já as bolsas parciais variam de acordo com a renda familiar, sendo o requisito a comprovação do limite de renda de até dois salários mínimos per capita.

O objetivo do Governo Municipal é promover a qualificação profissional e a ampliação do nível de escolaridade dos nova-limenses, principalmente aqueles oriundos de escolas públicas. É uma iniciativa que contribuirá com o fortalecimento das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Por Redação Jornal Minas

Siga Jornal Minas nas redes sociais

Facebook Instagram Twitter Whatsapp 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas