19/out

“Premio IDEB impulsiona a educação em Nova Lima”, afirma Viviane Matos

No dia 23 de outubro, começa a aplicação da prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para quem não sabe, trata-se dos testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados.

É por meio do Saeb que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliam a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Em conversa com a reportagem do Jornal Minas, a vereadora Viviane Matos (União Brasil), que possui amplo conhecimento sobre o processo, ela explicou que este ano, o sistema traz muitas novidades. Os professores passam a realizar seus questionários por meio eletrônico, será implementada a avaliação de ciências da natureza e ciências humanas para o 5º ano do ensino fundamental e haverá também a expansão da população de referência, que passa a contemplar os professores das turmas que recebem aplicações amostrais do 2º ano do ensino fundamental, bem como de ciências da natureza e ciências humanas do 9° ano do ensino fundamental.  

Viviane, explicou ainda, que é com a nota destes testes e os índices de aprovação e reprovação, que se calcula o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um importante norteador para o planejamento e melhorias da educação.

Ela lembrou que como secretária de educação, se deparou com um quadro muito ruim em Nova lima, com baixos índices de alfabetização e queda no IDEB, por isso desenvolveu, em conjunto com a secretaria de educação e com as escolas, diversos programas e projetos para resolver esses problemas. Um deles foi o projeto “Nova Lima Educa Bem” com o apoio técnico da consultoria Falconi Educação. Segundo Viviane, ao fim de quatro anos, Nova Lima se destacou novamente em Minas pela qualidade da educação.

Segundo Viviane Matos, os professores são fundamentais, a parte principal para que a educação aconteça da melhor forma, mas é preciso uma boa gestão, incentivo, qualificação, motivação…por isso fez o requerimento que viabilizou o “Prêmio IDEB”, onde as escolas e seus profissionais são reconhecidos e recompensados financeiramente pelo esforço conjunto por educação de qualidade.

“Por meio da lei, é possível manter o ritmo de melhoria constante. Estamos todos torcendo para que os alunos de Nova Lima se destaquem novamente e os profissionais de educação recebam esse incentivo, que além de reconhecer o trabalho, gera mais consumo e renda na cidade”.

Por Gisele Maia

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas